quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Adaptação teatral: Auto da Barca do Inferno

                 Nesse 4º Bimestre a escola foi contemplada pelos espetaculos apresentados pelos 1ºs colegiais, dirigido pelas professoras Sandra Tarifa, Fernanda e Daniela


                 "Diante de uma juventude que pouco se interessa pela leitura, principalmente se ela for árdua, e da necessidade de apresentarmos obras originais a essa mesma juventude envolta a um mundo tecnológico muito mais atraente, optamos por uma leitura e produção que mais se aproximasse ao universo dos mesmos, tornando-os jovens protagonistas.
                Após estudos teóricos dos movimentos literários, Trovadorismo e Humanismo, e as características de um dos principais autores de textos dramáticos, que foi Gil Vicente, assim como sua arte de criticar a sociedade, independente de quem fosse, fizemos uma leitura da sua obra original “Auto da Barca do Inferno”, o que foi feito, para minha surpresa, com muito entusiasmo.
                Em seguida,  os alunos dividiram-se e produziram a adaptação do texto, e  novamente fiquei surpresa com a criatividade e a disponibilidade de reescreverem quando o texto não condizia ao que a peça se propunha.
                Com o texto em mãos, individualmente,  eles começaram os ensaios, o que contou com a experiência das professoras de Artes, Fernanda e Daniela.
                Foram muitas aulas sobre postura, cenário e encenação,  o que culminou em uma apresentação maravilhosa, que agradou a toda escola.
                Os alunos e todos envolvidos estão de parabéns, e eu, particularmente, sinto-me realizada, pois sei que o objetivo foi atingido.
                Todos conheceram a obra, o autor, leram-na, criticaram-na , produziram, reproduziram e o mais interessante: Gostaram."
Palavras da professora Sandra Tarifa (Língua Portuguesa)














 













 
"Desenvolvemos em parceria, eu e a professora Sandra, de língua portuguesa, a adaptação do teatro: Auto da Barca do Inferno, da qual os próprios alunos do 1º Colegial D adaptaram.

Em minha opinião, os dois grupos foram excelentes, nos quesitos: organização, criatividade e expressão. Parabenizando-os por suas habilidades e talentos em conseguir desenvolver uma peça teatral desse nível, sendo a primeira experiência com espetáculo."

 Professora Fernanda (Arte)


























Postado por Mateus e Tarsísio

2 comentários:

  1. Realmente foi muito legal apresentar o teatro dessa forma , pois o texto original de Gil Vicente era de uma linguagem difícil e complicada, quando a adaptamos acho que as pessoas puderam capitar a verdadeira mensagem do autor e com a nossa visão que expomos. Então Obrigada, as professoras Sandra Tarifa e Fernanda por ter nos dado está oportunidade. (a Cavaleira do grupo do 1°D - tradicional)

    ResponderExcluir
  2. Nossa aquela menina ajuelhada no chão é muito bonita e talentosa !!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por postar, avaliaremos seu comentário, caso seja adequado ele será exibido em breve,

Atenciosamente: Moderadores.